VISITANTES

RECURSOS

RECURSOS E SUAS UTILIDADES

RECURSOS ÓPTICOS

Telessistemas - magnificam a imagem de longe. Úteis apenas para observação estática pois reduzem o campo visual.
Lentes asféricas - diminuem as aberrações das lentes de graus mais elevados, utilizados na visão de perto e de longe.
Lupas manuais e réguas plano convexas - são compostas por lentes convergentes de diversos formatos e capacidades de aumento. Quanto mais perto do olho a lupa estiver, maior é o campo visual.
Lupas de mesa - são lentes convexas montadas num suporte que fixa a distância entre a lente e a filha ou objeto a ser visualizado.
CCTV (circuito fechado de televisão) - aumenta os objeto de leitura ou escrita em até 60 vezes, podendo variar o contraste. É útil para quem necessita maior distância para ler, escrever ou desenhar.

RECURSOS TÉCNICOS

Thermoform - duplicador de materiais que emprega calor e vácuo para produzir relevo em películas de PVC.
Programas para computadores - auxiliam o deficiente visual no estudo e trabalho através do uso de sintetizadores de voz que leem a tela do computador. Existem vários no mercado e estão explicados na página de informática deste blog.
Impressora braille - periférico que imprime textos em Braille.
Scanner - periférico que decodifica impressos em escrita comum, permitindo ao deficiente ler textos, que tenham sido digitalizados, com os programas apropriados.
Braille N'speak - aparelho que funciona como agenda eletrônica, editor de textos e cronômetro. Conectado a um computador, funciona como sintetizador de voz, transmite e recebe arquivos. Acoplado a uma impressora comum ou Braille, imprime textos armazenados.
Calculadora sonora - anuncia os números, as funções e os resultados das operações efetuadas.
Suporte para leitura - suporte de mesa que permite ajustar a distância e o ângulo para a leitura de livros, textos etc.
Caneta óptica - contém um célula fotoelétrica e circuito que transforma a luminosidade em som emitido por pequeno auto-falante.

RECURSOS COMPLEMENTARES

Reglete
Punção 
Máquina Perkins 
Régua, fita métrica e metros adaptados
Sorobã
Máquina de datilografia com tipo ampliado
Caneta tipo pilot
Lápis para escrever 6B que escreve mais grosso e mais forte
Cadernos e papéis com pautas especiais
Letras, livros e xerox ampliadas
Controle da iluminação ambiental
Filtros
Contrastes

Foto: Máquina para escrita em Braille




RECURSOS DIDÁTICOS

Naturais - elementos de existência real na natureza como água, pedras, animais e etc.
Pedagógicos - quadro negro ou branco, maquetes, flanelógrafos, quadro imantados e etc.
Tecnológicos - gravador, rádio, videocassete e etc.
Culturais - museus, bibliotecas, exposições e etc.


LUPA DE MÃO COM ILUMINAÇÃO
Existem vários modelos: redondas, quadradas, grandes pequenas, com e sem cabo, com e sem iluminação e etc, nem como existem lupas de diferentes magnificações. Recurso mais simples e mais fácil de ser encontrado. Não querer nenhum tipo de treinamento especial.


 LUPA ELETRÔNICA 
O usuário passa o mouse por cima da folha e aparece a imagem ampliada no visor interno das lentes dos óculos conectados no aparelho. O mouse pode estar conectado também à uma televisão e a imagem aparecerá ampliada na tela. com esse recurso é possível ler livros, folhas, bulas, contas, cartas e etc. Requer treinamento com profissional especializado.



 MAX TV
Como diz o nome, recurso específico para ver televisão ou cinema, em distâncias maiores. Tem pouca magnificação, não atende à todas as patologias. Não requer trinamento mas convém experimentar a funcionalidade antes de comprar devido ao alto valor.


 ÓCULOS COM FILTROS
Podem ser usados isoladamente ou por sobre os óculos de grau. São comprados com colorações diferenciadas (âmbar, amarelo, vermelho etc) de acordo com cada patologia. Prescritos por profissionais especializados.



TELESSISTEMAS
Recursos de magnificação para longe em situações onde o objeto focado está estático como por exemplo para ler o quadro negro na escola. Com treino específico o usuário pode conseguir ver alvos móveis como o número do ônibus que se aproxima do ponto. Necessita treino e prescrição de profissional especializado. Existem vários tipos como por exemplo os apresentados nas fotos, que são com adição e telessistemas simples de magnificações diferentes.

 

APOIOS PARA LEITURA
Para quem tem dificuldade visual e necessita, aproximar os olhos do papel, inclinar a cabeça para procurar uma melhor posição ou para quem usa correção para altas ametropias, o uso do apoio facilita a leitura  pois proporciona uma posição confortável e altura dos olhos adequada, tornando essa tarefa menos cansativa.  Não podemos esquecer de uma boa iluminação como complemento.



O plano inclinado facilita muito a vida dos portadores de baixa visão pois como usam lupas e outros auxílios ópticos, necessitam aproximar-se da leitura. Desse modo, ficam debruçados sobre a mesa com um péssima postura comprometendo seriamente a coluna. Com o plano inclinado a leitura é feita de maneira mais confortável. Com a prancha que permite acoplar a lupa, facilita ainda mais pois a pessoa fica com as mãos livres para virar a página, etc.

 


DICA
Alguns recursos podem ser comprados em óticas e centros de atenção ao deficiente visual, porém, antes de adquirir e gastar dinheiro a toa, procure ver com um Oftalmologista especializado em visão subnormal ou Ortoptista qual recurso é mais indicado em seu caso pois cada patologia requer recursos ópticos diferenciados.
Antes de comprar, outra dica é procurar um centro de atenção conveniado com o SUS para obter gratuitamente seus recursos como bengala, telessistemas, óculos entre outros.

2 comentários:

  1. As pessoas cegas conquistaram o acesso ao mundo da leitura e escrita e a participação na construção do conhecimento por meio do sistema braile – Não conhecia o equipamento, antes de ver o vídeo as cores das flores. Muito lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite
    Onde posso encontrar um plano inclinado para compra.
    O meu filho tem necessidades especiais e precisava de um para ter em casa.
    Obrigado
    Sérgio Silva

    ResponderExcluir