VISITANTES

SURDOCEGUEIRA

O QUE É SURDOCEGUEIRA?

A surdocegueira é a perda total ou parcial de audição e visão, simultaneamente. Cerca de 80 a 90% da informação através do ambiente é percebida visual ou auditivamente pelo ser humano. A privação desses dois sentidos acarreta alterações importantes, tanto no desenvolvimento quanto ao acesso a informação.


A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SURDOCEGOS

Com a perda da visão e audição, o tato desempenha um papel importante na comunicação e desenvolvimento destes indivíduos. Os surdocegos utilizam diversas formas para se comunicar:

1- LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, desenvolvida para a educação dos portadores de deficiência auditiva, também é usada pelo surdocego com uma diferença, este coloca as mãos sobre as mãos do intérprete para entender a sinalização.



2- TADOME - Técnica utilizada por poucos surdocegos, consiste na colocação da mão sobre a boca e/ou pescoço de um intérprete. Assim, o portador de surdocegueira pode sentir a vibração de sua voz ou o movimento da mandíbula e boca e entender o que está sendo dito.



3- SISTEMA PICTOGRÁFICO - Faz uso de imagens ou desenhos para ajudar na comunicação. Porém, esse só funciona quando a perda visual não é total.




4- SISTEMA BRAILLE - O surdocego também pode fazer uso da escrita para se comunicar.


5- ALFABETO MANUAL - outra maneira de manter uma comunicação com pessoas que não conhecem a linguagem de sinais é desenhando na mão do surdocego as letras do alfabeto de modo a compor as palavras.





DIA INTERNACIONAL DA SURDOCEGUEIRA



DOCUMENTÁRIO


As Borboletas de Zagorsk é um documentário produzido pela BBC em 1992 que trata do trabalho desenvolvido em uma escola russa com crianças surdas e cegas, inspirado nos estudos de Lev Vygotsky e se passa na cidade de Zagorsk, a 80 km de Moscou.




Para quem tem interesse em assistir o documentário segue o endereço de um blog que postou os vídeos.
http://tils.com.br/blog/?p=368

Nenhum comentário:

Postar um comentário