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O QUE PREJUDICA SEU CÉREBRO?
Fonte: Neurociências em benefício da Educação




EMOÇÃO E APRENDIZAGEM
Fonte: Neurociências em benefício da Educação




DEPRESSÃO INFANTIL

Leia a matéria completa na página de Síndrome de Aspenger - Autismo Infantil em:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=394534854000496&set=pb.239108836209766.-2207520000.1385603659.&type=3&theater



CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Confira as vacinas mais importantes e quando devem ser tomadas. Mais informações na reportagem:
http://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/06/12/veja-as-vacinas-importantes-e-obrigatorias-que-as-criancas-precisam-tomar/



AUTISMO (ver mais no Facenook em SÍNDROME DE ASPENGER - AUTISMO INFANTIL

Super recomendo a página. Muitas fotos eu retiro de lá e adapto para o meu universo que é a deficiência visual. Parabéns aos criadores e mantenedores da página.
Fonte: https://www.facebook.com/Sindrome.de.Asperger.Autismo.Infantil





EQUOTERAPIA - CAVALOS QUE CURAM

(Imagem ilustrativa sem identificação de autoria)



O tratamento com a Equoterapia é indicado para pacientes com paralisia cerebral, autismo, síndrome de down e outros. Em 1997 o tratamento foi reconhecido oficialmente como "método terapêutico" pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 
A prática de equitação facilita a reconquista do equilíbrio, adequa o tônus muscular, melhora a postura e melhora a realização do automatismo do controle postural e de movimento.
As reações são provocadas pelos movimentos tridimensionais do dorso do cavalo em movimento - vertical, horizontal e diagonal - comparados à ação da pelve humana ao andar.
A experiência aprimora a propriocepção profunda e proporciona estimulações vestibulares, melhorando, assim, as noções de equilíbrio, o cavaleiro (paciente) deve "organizar" suas funções neurológicas e sensoriais.
Saiba mais:
1- http://www.fag.edu.br/tcc/2008/Fisioterapia/efeitos_da_equoterapia_em_pacientes_com_paralisia_cerebral.pdf
2- http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI317592-15131,00.html
3- http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/cavalos_para_curar.html


AUTISMO




CROMOTERAPIA

Comunidades antigas já expressavam o uso das cores através de ritos.  Daí vêm algumas crenças que carregamos até hoje. Veja a relação das cores e seus significados:
- Branco: sugere pureza, ordem, simplicidade, harmonia, estimula os sentidos mas em excesso promove o cansaço e a depressão. Aumenta a paz interior e a pureza de espírito.
- Preto: é uma cor sóbria, indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância.
- Cinza: é o estado de incertezas ou cor neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, maior o desânimo e a monotonia.
- Vermelho: significa dinamismo, funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. Transborda vida e agitação. É a cor mais facilmente captada pela células de nossa retina, portanto, deve ser usado com cautela para não se tornar enervante, assim como as demais cores quentes. Emana energia, sensualidade e paixão
- Laranja: sua função é estimular e nos alegrar. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora. Emana alegria, calor e criatividade.
- Amarelo: age direto no nosso sistema nervoso central. É muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. Expande a inteligência, o entusiasmo e o otimismo.
- Verde: cor da natureza. Tem efeito calmante, curativo, relaxante, de frescor, harmonia e equilíbrio.
- Azul: efeito calmante e repousante, cor profunda. Traz maturidade. No tom claro provoca sensação de frescura e higiene. Quando escuro chama para o infinito. Equilibra, repousa, aumenta a auto-confiança e a intuição.
- Roxo: equivalente ao pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder. Trasmuta energias negativas em positivas e reforça o caminho espiritual.
- Marrom: emana a impressão de algo sério. Sugere segurança e solidez. É indicado onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas.
- Rosa: cor delicada, sugere feminilidade e afeição. Expande o amor no coração.
- Dourado: protege e mantém a energia em perfeito equilíbrio.
- Prateado: carrega sua energia com a proteção divina.



TERAPIA CRANIOSSACRAL

Dentro da medicina alternativa encontramos esta terapia criado pelo Dr. John Upledger, cuja eficácia foi amplamente testada, sendo recomendada em diversos países do mundo como EUA, Japão, Inglaterra, França, Portugal e Austrália entre outros.
O terapeuta que faz uso dessa técnica, através de um toque suave, visa encontrar restrições e desequilíbrios no sistema craniossacral. Por ser uma técnica suave como dito anteriormente, pode ser praticada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês e portadores de quase todas as patologias (AVC, autistas, hipertensos, paralisados cerebrais, etc).
A Terapia craniossacral usa de métodos que permitem ao paciente entrar num processo de auto correção de seu próprio corpo. O terapeuta é apenas um intermediário que induz o fortalecimento das habilidades de melhora e auto-cura interna e que, posteriormente, se faz notar no exterior.
Esta terapia pode ser associada a qualquer outro tipo de prática de reabilitação corporal ou utilizada sozinha de acordo com a necessidade. É indicada em casos de enxaqueca, cefaléias, dores musculares, dificuldades respiratórias, problemas de coordenação motora, dificuldade de aprendizagem, fadiga crônica, stress, ATM, cólicas, e muitos outros problemas.
Vale a pena conhecer mais sobre essa técnica e experimentar uma sessão. Fiz o curso, sou uma pessoa habilitada a trabalhar com a técnica e indico á outros profissionais fazerem o curso e às pessoas em geral que se beneficiem dessa terapia.
Pra quem deseja aprender mais visite:
www.upledger.com


DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO HUMANO

O cérebro humano faz milhões de novas "conexões" no primeiro ano de vida. Estimule seu filho!!! Brinque, toque, ria, cante, ame, beije, abrace, converse, mostre coisas, dê brinquedos, faça tudo que puder para que ele aprenda cada vez mais. Isso vai fazer uma grande diferença na vida dele.


DISLEXIA





DÉFICIT DE ATENÇÃO





GINÁSTICA CEREBRAL E MEMÓRIA
por Viviane dos Santos Marques (Fonoaudióloga e Neurofisiologista)

Existem vários tipos de memória e cada um de nós tem desempenhos melhores e piores em cada uma delas. Através de exercícios específicos é possível testar nossa capacidade de memória. 
Nossa memória está ligado ao nosso humor e sensações, ou seja, é mais fácil memorizar coisas que gostamos ou experimentamos em bons momentos do que aquelas que detestamos fazer.
Para essas últimas geralmente necessitamos auxílios externos como por exemplo uma lista de compras para ir ao mercado, agendas para o trabalho e escola, etc.
Esses agentes externos facilitam a nossa vida, porém, nos distraem de várias maneiras. O ideal é que possamos adquirir maior concentração para que possamos desempenhar nossas tarefas sem depender de nenhum recurso.
Uma boa maneira de começar a criar um poder de concentração é a prática repetitiva. Essa é uma técnica facilitadora da memória que reduz significativamente a possibilidade de esquecer alguma coisa. Uma forma de fazer isso é a dinâmica de lembrar de histórias, fatos, artigos, etc 
Outra coisa importante é treinar a capacidade de ouvir com atenção uma idéia ou o relato de alguém e desenvolver a capacidade de se expressar. Compartilhar as preocupações e os problemas que nos fazem esquecer coisas diminui significativamente o problema. Quanto mais acumular funções e responsabilidades mais coisas serão esquecidas.
As vantagens de exercitar o cérebro são as seguintes:
- vivemos mais e melhor
- diminuímos o efeito dos problemas da velhice
- melhoramos o entendimento das coisas
- despertamos a criatividade
- aumentamos a capacidade de aprendizado, raciocínio e memória
- aumentamos o potencial cerebral
- ganhamos desenvoltura para falar
- aumentamos a produtividade
- entendemos melhor o que nos é falado
- melhoramos o planejamento
- aumentamos a concentração
- combatemos o stress
- tornamo-nos mais ativos e dispostos para o trabalho, estudo e atividades diárias.


COMO PROCEDER NUM CASO DE CRISE CONVULSIVA



EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO




MINHA DEFINIÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE

Psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo homem, que represente suas necessidades e permitem sua relação com os demais. Seria a integração psiquismo-motricidade.
A motricidade é o resultado da ação do sistema nervoso sobre a musculatura, como resposta a alguma estimulação sensorial.
O psiquismo é considerado como o conjunto de sensações, percepções, imagens, pensamentos e sentimentos.
A função psicomotora não pode ser estudada senão como uma unidade onde se integram a preparação, a organização temporal, a memória, a motivação e etc.
Cada elemento da motricidade deve ser considerado no conjunto e na história que lhe dá significação, por isso, a psicomotricidade deve ser compreendida em sua integridade partindo de fenômenos que envolvem o desejar e o querer.
Aqui estão algumas referências bibliográficas sobre o assunto:
- Manual de observação psicomotora (Vítor da Fonseca)
- Psicomotricidade (Vítor da Fonseca)
- Psicomotricidade: corpo, ação e emoção (Fátima Alves)


O QUE É SÍNDROME DE DOWN



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