VISITANTES

INFORMÁTICA E TECNOLOGIA

SOFTWARES PARA CELULARES

Sansung cria acessórios para celular que ajudam deficiente visual. Leia mais em: 
http://tecnologia.terra.com.br/samsung-cria-acessorios-de-celular-para-ajudar-e-guiar-cegos,d7b7e4e1620c4410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html



MAGIC

O Magic é um software para portadores de baixa visão que permite a ampliação de até 16 vezes a imagem exibida na tela do computador. Permite também a modificação de cores e contraste da imagem de forma que a pessoa possa ler com conforto as informações exibidas.
Na sua versão com voz combina a ampliação com a leitura sintetizada, podendo ser usado também por pessoas cegas pois permite escolher a informação da tela que a pessoa  deseja ler à medida que navega em seus aplicativos.
É um software fácil de usar desde a sua instalação interativa apoiada por voz e exibida em caracteres grandes, até sua nova interface de usuário com cores codificadas e as teclas de atalho que evitam conflitos com o Windows e os aplicativos que rodam nele.
O Magic é comercializado pela LARAMARA - Associação de assistência ao deficiente visual em São Paulo  - SP, no bairro da Barra Funda
Contato: www.laramara.org.br


SISTEMA DOSVOX

O DOSVOX é um sistema operacional criado por uma equipe dirigida pelo prof. José Antônio Borges, no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Esse sistema visa permitir as pessoas portadoras de deficiência visual o acesso à informática, de modo pleno. Através deste sistema o usuário poderá editar textos, acessar a internet, enviar e receber e-mails, jogar, acessar agenda de telefones, dicionário e muito mais.
É um sistema diferenciado que não trabalha dentro do ambiente windows. Pode ser usado por qualquer pessoa, inclusive crianças, embora tenha sido criado para pessoas cegas, cuja visualização da tela não é importante. Seus comandos são todos no teclado e, portanto, é importante que o usuário o conheça bem. Para isso, dentro do próprio programa, há a opção "testar o teclado" para que o usuário se sinta confiante ao apertar as teclas de comando.
Seu uso fácil, sua simplicidade da instalação aliados ao fato de ser GRATUITO, faz com que seja a preferência de muitos deficientes quando crianças ou jovens escolares.
Para baixar ou conhecer mais sobre o assunto basta entrar no site da UFRJ.

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário