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ORTÓPTICA

WORLD ORTHOPTIC DAY

Orthoptists are eye specialists, focussing primarily on disorders of eye movements and their impact on a patients visual function. This is the second ever World Orthoptic Day and is a great opportunity to recognise the work that orthoptists do for their patients and the ophthalmic community.
The day marks the unity and solidarity of the Orthoptic community around the world.
The International Orthoptic Association aims to support member organisations and individual orthoptists in their efforts to promote the profession and to advance their clinical expertise, using World Orthoptic Day as the focus.


FONTE: https://www.thunderclap.it/projects/11607-world-orthoptic-day




MITOS E VERDADES SOBRE A CATARATA

Leia tudo sobre a maior causa de CEGUEIRA REVERSÍVEL no mundo, em:

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--181-20140327



O ORTOPTISTA

Este profissional tem muitos campos de atuação e esse é apenas um deles..... Leia o post e conheça um pouco mais sobre esse trabalho. Se quiser, desça a página e busque mais informações num post um pouco mais antigo porém muito mais completo.




A COR AZULADA DOS OLHOS DO BEBÊ PODE NÃO SER A COR DEFINITIVA

A mudança da cor dos olhos tem a ver com a quantidade de melanina. A melanina é um pigmento responsável pela cor dos olhos, cabelos, pele e quanto mais escuro são essas estruturas significa que tem mais melanina.
Quando nascemos temos pouco desse pigmento depositado na nossa íris, aquela parte visível e colorida do olho. Os bebês não nascem com toda melanina que terão durante a vida, o processo de maturação continua após o nascimento. Essa pouca quantidade de melanina faz parecer que os olhos do bebê são azuis. 
Quando a quantidade aumenta um pouco se tornam esverdeados e depois, com o passar do tempo, ficam castanhos ou pretos se essa for a cor definitiva da íris. O processo pode durar cerca de 2 anos, pois a cor dos olhos não é definida até, aproximadamente, essa idade.

FONTE:
 

http://diariodebiologia.com/2011/11/os-bebes-nascem-com-olhos-azulados-que-depois-ficam-escuros-por-que/#.Uw-KSeNdXSt





OS OLHOS "PUXADINHOS" DOS ORIENTAIS

Existem várias controvérsias, mas acredita-se que os olhos puxados pode ser um resultado da evolução genética de etnias constituídas em áreas frias do planeta. Este formato foi adquirido com uma importante função: proteger os olhos e o sentido da visão das baixas temperaturas e da grande luminosidade provocada pelo reflexo do sol na neve. É uma função parecida com a dos óculos usados pelos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve.
A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar um tipo de cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explica de alguma forma, o sucesso dos povos de olhos puxados na seleção natural. Ou seja, aquelas pessoas que adquiriam essa proteção sobreviveriam melhor e passavam seu gene para seus descendentes. Assim, em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou uma “marca” para os povos orientais. Mas vale a pena ressaltar, que mesmo com a fenda palpebral muito reduzida, os orientais enxergam muito bem. 

FONTE: 
http://diariodebiologia.com/2010/04/por-que-os-orientais-tem-olhos-puxados/#.Uw-INeNdXSt 




ALERGIA E OLHOS VERMELHOS 

Nossos olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade se choramos, se ficamos cansados, resfriados ou se estão irritados por algum motivo. Umas das causas mais comuns de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva.
A conjuntiva cobre a parte  branca do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção. 
No caso dos alérgicos, os olhos ficam logo vermelhos após contato com qualquer substância que pode provocar uma reação alérgica. O sistema imune reconhece ácaro, pólen, mofo, poeira, etc, o que desencadeia a reação imediata. Eles podem estar no ar ou nas suas mãos e entrar em contato com os olhos ao tocá-los. Assim, o corpo reage e produz anticorpos. 
Na briga do nosso sistema imunológico com a substância alérgena, são liberadas algumas substâncias químicas como a histamina que é uma grande vilã, pois é ela que faz com que aumente o fluxo de sangue nas membranas mucosas, provocando a vermelhidão dos olhos.
Se seus olhos ficam vermelhos com muita frequência, procure um médico e faça um exame. A alergia é uma causa comum de vermelhidão porém há outras enfermidades como a conjuntivite por exemplo, que merece atenção e tratamento pois pode ser contagiosa.

Fonte: 
http://diariodebiologia.com/2011/04/por-que-nossos-olhos-ficam-vermelhos/#.Uw-EzONdXSt




QUAL A DISTÂNCIA IDEAL PRA SUA TELEVISÃO?

Comprou uma TV enorme e agora fica ruim pra assistir? O problema está na relação tamanho da TV e distância do sofá ou da cama. Para não errar antes de comprar ou para melhor adaptar a arrumação da sua casa para que tenha mais conforto visual, veja as distâncias ideais pro tamanho da sua TV.




ÓCULOS DE CAMELÔ x ÓCULOS DE ÓTICA


Sei que as vezes passamos por alguma emergência, como por exemplo esquecer os óculos em casa, numa viagem ou no carro e precisar ler alguma coisa e não ter como. Eu também já comprei óculos no camelô para algumas situações. Mas não façam disso um hábito.  
Muita gente diz que já sabe sua medida, que a medida não muda e não precisa ir a um oftalmologista buscar a receita. Porém, no exame feito pelo médico, ele não vê apenas o grau dos seus óculos, ele examina o fundo de olho para saber se há alguma doença em desenvolvimento como, por exemplo, a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) que é bastante comum em pessoas mais velhas. Além disso, o médico vai fazer a medida da sua pressão intraocular para verificar se está alta ou até um exame de campo visual para saber se a pessoa tem glaucoma que é outra  doença comum e preocupante pois é uma doença silenciosa.... Quando a pessoa chega a sentir algum sintoma seu nervo óptico já está bem comprometido.
Além disso, quando você manda fazer seus óculos numa ótica, a pessoa que te atende sempre mede a distância entre as suas pupilas para saber onde será o centro ótico da sua lente. Os óculos de camelô tem uma distância média e podem provocar efeitos prismáticos e a pessoa pode até desenvolver um desvio.
Por último, os óculos de sol que você compra numa ótica já vem com filtro solar que protegem seus olhos contra os danos do sol. Os de camelô, apenas são escuros mas não tem filtro, nem proteção. 
Fiquem atentos..... cuidem dos seus olhos!!



MODELOS QUE COMBINAM COM SEU ROSTO




PLÁSTICAS OCULARES

Brasil, o país das plásticas, inclusive oculares. Veja quais as principais e cuidados que devem ser tomados. Fonte: Hospital de Olhos de Belo Horizonte




HETEROCROMIA

Você já viu alguém com um olho de cada cor? Se não, veja a foto abaixo da atris portuguesa Daniela Ruah. Ela tem um olhos castanho escuro e outro castanho claro.
A heterocromia é o nome dado a essa característica de quem tem olhos com cores diferentes e isso ocorre devido a uma alteração genética extremamente rara de origem hereditária.
Fonte:  http://bit.ly/1arFheL




ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO VISUAL

Fotos de estimulação visual com caixa de luzes. 
Fonte: AJIDEVI (Associação Joinvilense de Integração do Deficiente Visual)


 

 



A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS ESCUROS


Na hora de comprar óculos escuros todos olham a cor, a marca, o modelo mas muito poucos se preocupam com a proteção que pode oferecer. Não adianta nada ser lindo se seus olhos vão sofrer com a ação dos raios ultra violeta.
Antes os óculos de sol tinham a finalidade apenas de proteger seus olhos do excesso de luminosidade mas há anos há a preocupação também de proteger contra os danos que a radiação causa à várias estruturas oculares.
Portanto, nada de comprar óculos no camelô !!!!!
A cor das lentes não importa muito pois elas estão associadas ao conforto do usuário (âmbar, cinza, verdes, etc). 
Se você já usa óculos de grau pode usar uma lente fotocromática, ou seja, ela escurece quando você está no sol e fica transparente quando está num ambiente interno. E se você não gosta de lentes escuras pode aplicar a proteção UV nas lentes "comuns" que você já usa. Já para quem pratica esportes é bom usar um óculos que tenha uma proteção lateral (no cantinho dos olhos), uma lente que seja curva de modo a proteger essa região também, por onde entra a luz.
Os raios ultravioleta (UV) podem ser A, B ou C. Cada um faz parte de um espectro solar diferindo pelo comprimento de onda.
Os UVA, tem maior amplitude e alcança as camadas mais profundas dos tecidos do corpo humano, tanto no verão quanto no inverno!!
Os UVB causam as queimaduras de sol então são mais preocupantes no verão, principalmente entre às 10 e 16 horas. Causam o envelhecimento precoce.
Os UVC  não chegam até a terra por serem totalmente filtrados pela camada de ozônio. Caso chegassem até nós seriam letais e por isso é tão importante proteger a camada de ozônio.

Para não errar na compra dos óculos escuros, já que com proteção custam muito caro (mas vale a pena!!!) veja as dicas abaixo:



 


CATARATA

Catarata atinge somente os idosos? Não. A Catarata Senil, que atinge pessoas com mais de 60 anos, é de fato sua manifestação mais comum. Mas existem outros tipos de catarata. Por exemplo, 10 em cada 10 mil recém-nascidos podem apresentar a Catarata Congênita, que se manifesta na infância, podendo surgir do nascimento até os 10 anos de idade. Geralmente surge em decorrência de doenças como rubéola e a toxoplasmose durante a gravidez. Existe ainda a Catarata Traumática, relacionada a lesões oculares, e a Secundária, em decorrência de outras doenças sistêmicas, como a diabetes, e oculares, como o glaucoma. Esse tipo de catarata também pode aparecer por conta do uso excessivo de medicamentos à base de corticóides.

Fonte: http://www.holhos.com.br/app/?p=especialidade&texto_id=5



TRATAMENTO COM LEVODOPA PARA AMBLIOPIA
Resultados do tratamento da ambliopia com levodopa combinada à oclusão

Edson Procianoy
Professor Chefe do Setor de Estrabismo do Serviço de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

Letícia Procianoy
Oftalmologista, Fellow do Setor de Estrabismo no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

Fernando ProcianoyIII
Médico Residente do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

OBJETIVO: Verificar a melhora da acuidade visual com levodopa/benzerazida combinada à oclusão parcial e seguida por oclusão total, em pacientes com ambliopia considerada irreversível. 

MÉTODOS: Realizou-se estudo experimental aberto, envolvendo 37 pacientes entre 7 e 40 anos de idade, com ambliopia por estrabismo ou anisometropia, durante 9 semanas. Todos os pacientes foram tratados com levodopa e benzerazida associada à oclusão de 4 horas/dia do olho dominante por 5 semanas e, nas 4 semanas seguintes foi realizada somente a oclusão total (24 h) do olho dominante. A acuidade visual foi medida na tabela do ETDR com escala logMAR antes de iniciar o tratamento e após 1, 3, 5 e 9 semanas de tratamento. As adesões ao tratamento de oclusão e a ingesta do medicamento foram verificadas por meio de questionário e pela contagem das cápsulas. Os efeitos adversos foram avaliados por exame clínico e questionário.

RESULTADOS: Após 9 semanas de tratamento, na acuidade visual média houve melhora de 4 linhas na tabela ETDR).

CONCLUSÃO: Levodopa é bem tolerada e associada à oclusão produz melhora significativa na acuidade visual de pacientes com ambliopia considerada irreversível.




CERATOCONE

O ceratocone é uma distrofia que aumenta progressivamente a curvatura central da córnea - que vai adquirindo um formato cônico e distorcendo a visão. Uma em cada duas mil pessoas apresenta essa doença que é uma das principais causas de transplante de córnea no país, já que em 20% dos casos há evolução para perda de visão. Recentes avanços de uma técnica que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos têm se mostrado promissores, chegando a evitar 50% dos transplantes de córnea. Trata-se do crosslinking, ou enrijecimento do colágeno da córnea, um tratamento conservador que evita a progressão da doença. 

Leia mais em: http://www.opticanet.com.br/secao/saude/7764/ceratocone-nova-tecnica-evita-50-dos-transplantes/ler.aspx




GLAUCOMA

O Glaucoma é uma doença no nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intra-ocular. Estão mais propensos a desenvolver a doença aqueles que possuem no histórico familiar alguém com a doença, ou que sejam negros, tenham diabetes, miopia ou idade avançada. 
Em seu principal tipo, o Glaucoma é assintomático, só podendo ser detectado por exame oftalmológico, já em outros casos, a pessoa pode sentir aguçada sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, ter surtos de visão borrada, dor ocular forte, halos coloridos ao redor das luzes e até náuseas e vômitos. 
A escolha do tratamento se dá em função do tipo e do estágio do Glaucoma, podendo ser apenas clínico ou um procedimento cirúrgico. Atualmente, é o SLT a técnica mais procurada, já que diminui a pressão intraocular, com menos efeitos colaterais do que a medicação.

Fonte: Hospital de Olhos Ricardo Guimarães - BH




O QUE É MIOPIA??

O que é a Miopia? A miopia é uma disfunção ocular que prejudica a visão à distância. Nessa condição o olho costuma ser mais comprido e arredondado do que deveria ser, fazendo com que a imagem seja focalizada antes de chegar à retina. Isso faz com que os objetos, quando vistos de longe, possam ficar embaçados. Além disso, a miopia pode causar constantes dores de cabeça e tensão ocular. Felizmente, hoje, temos inúmeras opções para a correção da miopia, como óculos, lentes de contato ou a já famosa correção a laser. 
Fonte: Hospital de Olhos Ricardo Guimarães - Belo Horizonte




ESTIMULAÇÃO DO CONTATO VISUAL EM AUTISTAS



Olhar nos olhos não é uma tarefa fácil para a maioria das criança autista, mas é necessário estimular esse contato visual, segundo Kate Wilde da SON RISE o contato visual é o fator mais importante para estimular a socialização da criança. Quando olhamos nos olhos de uma criança autista ela pode ver nosso rosto, expressões, sentir nosso afeto e ver que estamos a conversar com ela, por vezes é difícil para eles saber que estamos a conversar com eles.

Quando brinco com o meu filho ou ele esta no mesmo ambiente que eu faço questão de olhar nos olhos dele para ele entender que eu estou interagindo com ele. No inicio não foi uma tarefa fácil mas hoje se por algum motivo não olhar nos olhos dele ele reclama comigo, ele esta começando a gostar que as pessoas olhem nos olhos dele, por vezes ele chega perto de mim ou da minha esposa e olha nos nossos olhos e sorri. Isso não tem preço.

Olhar nos olhos parece algo desnecessário mas numa criança autista faz toda a diferença, quando estabelecemos esse contato conseguimos estimular o aprendizado e o afeto da criança autista. Fazer com que a criança aceite este contato visual auxilia na aprendizagem e melhora sua percepção do outro, pois começa a perceber expressões faciais e passa a entender mais o que o outro espera dele, Sem este contato a criança pode não entender que estamos conversando com ela e não se importa com ordens ou até palavras carinhosas.


FONTE: bemvindoaholanda.com



SÍNDROME DE IRLEM (DISLEXIA VISUAL)

Há aproximadamente 20 anos, a psicóloga Helen Irlen, se preocupou com o baixo desempenho escolar de crianças com QI normal ou acima da média, e desenvolveu um instrumento para facilitar a leitura e compreensão, melhorando efetivamente a vida dessas crianças.
Essas crianças ou adultos possuem um conjunto de sinais e sintomas denominado Síndrome de Irlen. Hoje, o chamado método Irlen é aplicado em mais de 42 países.
Estudos sugerem que 46% das pessoas diagnosticadas com problemas de leitura, dislexias diversas, déficits de atenção ou dificuldades de aprendizado sofrem da Síndrome de Irlen. Mas, claro, nem sempre é a única solução. É apenas um dos instrumentos para solucionar ou melhorar os diversos problemas. Este método não substitui tratamentos psicológicos, médicos ou pedagógicos.
A Síndrome não está diretamente relacionada ao aparelho visual, isto é, os olhos. Existe uma alteração cerebral no processamento da imagem devido a uma dificuldade na percepção luminosa em determinados espectros de luz.
Portanto, em um exame de rotina no consultório oftalmológico, onde se mede a acuidade visual, esta se apresenta normal ou apenas com distúrbios de refração: miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
A Síndrome produz desfocamento, distorções, inversões de letras, toca de palavras, perda de linhas no texto, desconforto nos olhos, cansaço, distração, sonolência, dores de cabeça, enxaqueca, hiperatividade, irritabilidade, enjoo e fotofobia entre outros. Esses sintomas aparecem após um intervalo relativamente curto de esforço para processar informações visuais, levando a uma dificuldade na manutenção da atenção, compreensão, memorização e cansaço.
O método Irlen consiste no uso de transpaências coloridas (overlays) ou óculos com lentes coloridas (filtros), especialmente desenvolvidos para esta patologia.

FONTE: www.irlembrasil.com

Cérebro sem o uso dos filtros - observe a extensa área de estimulação significando maior esforço.



Cérebro com o uso dos filtros - observe a diminuição das áreas estimuladas, proporcionando menor atividade cerebral e consequentemente, menos cansaço.




O paciente pode usar os filtros (overlays) sobre a leitura ou aplicado diretamente nas lentes:



Como podem enxergar as pessoas com Síndrome de Irlen:


 

 

 

Resultados após a avaliação e uso dos filtros:

- Melhora da compreensão
- Aumento da velocidade de leitura
- Redução do cansaço e tensão
- Aumento da motivação
- Aumento da auto-estima
- Melhora da performance acadêmica


AUTO TESTE PARA SÍNDROME DE IRLEM

Responda com SIM ou NÃO:

1- Você perde linhas ou palavras quando lê?
2- Você se desliga do que estava lendo com frequência?
3- Quando está lendo, precisa parar para pequenos intervalos?
4- Você sente que a leitura fica mais difícil à medida em que avança?
5- A leitura provoca dor de cabeça?
6- Quando lê os olhos lacrimejam, ficam vermelhos ou com sensação de areia?
7- A leitura deixa você cansado?
8- Você pisca em excesso ou franze a testa para ler?
9- Para ler você prefere ambientes com pouca luz?
10- Você posiciona a leitura muito próximo dos olhos?
11- Você lê acompanhando o texto com o dedo ou usa um objeto, como régua por exemplo, para marcar o lugar do texto onde está?
12- Você fica inquieto ou agitado quando lê?

Se você respondeu a pelo menos 03 SIM, indico primeiramente uma avaliação oftalmológica completa para descartar o uso de lentes corretivas para miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, além de descartar também qualquer patologia.
Se após a consulta os sintomas persistirem, melhor buscar um ORTOPTISTA COM CERTIFICADO EM IRLEM para fazer a avaliação sensorial  que não é feita pelo oftalmologista.


TESTE DE VISÃO DE CORES

Clique no link abaixo e faça o teste. Uma em cada 255 mulheres e 1 em cada 12 homens presenta algum tipo de deficiência visual. Uma delas é a dificuldade ou impossibilidade em ver cores. Acromatopsias, discromatopsias e daltonismo são mais frequentes do que você imagina. De acordo com o resultado do seu teste, procure seu oftalmologista.
Para que não haja confusões o resultado é o seguinte: ZERO é um score perfeito, SEM ERROS e 99 é o PIOR score possível, ou seja, errou todas.

http://www.xrite.com/online-color-test-challenge


VISÃO E APRENDIZAGEM


Geralmente referimos que os problemas visuais que podem afetar a aprendizagem da criança tem a ver com "usar óculos". Porém o erro refrativo que leva a ver bem ou mal refere-se apenas à acuidade visual.  Existem outros fatores que influenciam a aprendizagem e o desempenho escolar da criança. Esses são mais difíceis de detectar. A visão só está completa por volta dos 7 anos de idade e muitas vezes a criança tem uma exigência visual na escola ou em casa, superior a que pode suportar pois seu olho não está "pronto" em termos de controle motor ocular, coordenação óculo-motora e percepção visual.
A percepção visual é que dá ao nosso cérebro a informação do que vemos. Fazem parte da percepção visual a capacidade de perceber de cores, formas, figura-fundo, posição no espaço, orientação dos objetos, visão de profundidade, de contraste e luminosidade. 
A coordenação óculo-motora se refere ao controle dos músculos dos olhos suficiente para que estes possam realizar as tarefas manuais como pintar, recortar, etc. O movimento persecutório, ou seja, perseguir com os olhos um objeto em movimento, que fazemos naturalmente quando jogamos bola, é o mesmo movimento da leitura. A diferença entre jogar bola e ler está na distância. Muitos concluem que por jogar bem futebol, a criança não apresenta dificuldades para ler. O controle ocular para perto, exige maior força para fazer movimentos de convergência e divergência com os olhos. Muitas crianças são até mesmo taxadas de preguiçosas pois quando estão no recreio brincam bem e quando estão na sala de aula dizem estar com dor de cabeça. Essa dor de cabeça a que se referem, vem do esforço que fazem para manter os olhos fixos em convergência para ler, pintar, recortar, escrever, etc. 
A maioria das atividades que realizamos, necessita controle viso-motor. Quando a criança tem dificuldades relacionadas com qualquer um destes aspectos da visão pode apresentar desmotivação, atraso ou recusa em realizar as atividades propostas.
Fique atento!! Os músculos dos olhos também precisam ser "malhados".





MAGNIFICAÇÃO
Texto traduzido e adaptado do livro "The Low Vision handbook" by Barbara Brana - The Basic Bookshelf for Eyecare Professionals - Slack \incorpored, Thorofare, NJ, USA, 1997 por Maria Eugênia Frota da Rocha

A finalidade dos recursos da visão subnormal é ampliar a imagem de um objeto na retina. Ampliando o tamanho da imagem que é projetada na superfície da retina, é mais provável que a imagem seja percebida pelos tecidos saudáveis remanescentes ao redor das áreas comprometidas.
Por exemplo: com um escotoma de 4 graus de tamanho, é muito difícil ver uma letra num ângulo de 4 graus. Toda vez que o paciente tentar vizualizar a imagem, ela cai no escotoma e desaparece. Se a mesma imagem retiniana é duplicada de tamanho e atngir 8 graus na retina ela pode, apesar da pouca clareza, ser percebida pelo paciente.
Existem quatro tipos de magnificação:

1- Magnificação relativa de tamanho:
O objeto é verdadeiramente maior. Exemplos: livros de tipo ampliado, xerox ampliada, ampliação manual e etc.

2- Maginificação relativa de distância:
Quando os objetos são aproximados dos olhos, o tamanho da imagem retiniana é naturalmente ampliada na mesma proporção. Um objeto mais próximo ocupa uma porção maior do campo visual e a imagem torna-se maior na retina. Quando a distância muda, o tamanho da imagem na retina também muda, ou é maginificada relativamente à mudança da distância. Ainda assim, quase sempre é necessário focalizar a imagem por meio de lentes.

3- Magnificação angular
É um tipo mais complexo de magnificação resultante de um sistema de lentes semelhantes aos encontrados nos telescópios ou binóculos. Os raios de luz que divergem, fazem com que as imagens pareçam vir de uma distância mais próxima do que a verdadeira localização do objeto. A imagem que vemos é uma imagem virtual. Nosso cérebro sabe que objetos longínquos parecem menos à medida que se afastam, então, quando objetos longínquos parecem maior, nosso cérebro interpreta-os como estando mais próximos.

4- Magnificação projetiva
Textos ou imagens podem ser ampliados por projeção. Filmes projetados em telas, slides, transparências são os exemplos mais frequentes. Em visão subnormal, circuitos fechados de televisão (CCTV), são usados com bastante sucesso.


ENTENDA MELHOR O QUE É BAIXA VISÃO

Baixa visão ou visão subnormal é a perda grave, parcial e irreversível da visão que não pode ser corrigida com óculos, cirurgia ou medicamentos. Porém, o indivíduo mantém ainda um resíduo visual ainda que pequeno, que deve ser estimulado a ser útil.
No caso de bebês com baixa visão é comum que haja um atraso no seu desenvolvimento quanto a engatinhar, sentar, andar, falar, etc. A criança terá que passar por um programa de estimulação precoce ao mesmo tempo em que a família precisa aprender a lidar com as dificuldades que a criança vai apresentar. Neste programa de estimulação serão trabalhados tanto a parte psicomotora quanto a visual.



As crianças em idade escolar precisam,, muitas vezes, da adaptação de recurso óptico para que a visão seja melhor aproveitada permitindo a melhor integração na escola regular e possibilitando o acompanhamento das aulas. O apoio pedagógico e a adaptação do material escolar são indispensáveis para que seu aprendizado seja o melhor possível.



Os adultos precisam realizar suas tarefas diárias: usar o computador, sair à rua, etc. Qualquer pessoa com perda grave da visão necessita ajuda para reiniciar sua vida numa nova condição. Para tanto é necessário o aprendizado de técnicas especiais para orientação e mobilidade, organização da vida diária, informática e, também, adaptação de recursos ópticos para atividades de perto c(omo ler, escrever e costurar) e também para longe (como pegar um ônibus e ir ao cinema).



Se você conhece alguém nessas condições, converse sobre o assunto e encaminhe a pessoa para uma avaliação num local apropriado a fim de ajudá-la a ter mais qualidade de vida.


POSIÇÕES DIAGNÓSTICAS DO OLHAR

Esse gráfico feito a mão mesmo, me ajudou muito quando eu estava na faculdade.... espero que seja útil à vocês também. Eu poderia refazer e colocar um desenho bonitinho, escrever no computador mas esse tem valor sentimental. naquela época a gente não tinha nada disso.




ESTIMULAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DO ESPELHO

O espelho é um rico instrumento de estimulação visual. Além do interesse da criança em sua imagem refletida, é na frente do espelho que a mamãe consegue observar várias conquistas do seu bebê.
É um elemento fascinante aos olhos de uma criança. Combinam-se nele os dois atributos que mais valoriza nos objetos: o rosto humano, pelo qual sente uma grande predileção, e o movimento.
É importante colocá-lo perto da cabeça do bebê de modo a que se possa perceber claramente como a sua imagem muda quando se move.
Fonte: https://www.facebook.com/OrtoptistaAnaPaula (Ortóptica na Rede)



OFTALMOLOGISTAS IMPORTANTES PARA A ORTÓPTICA

MADDOX
Ernest Edmund Maddox (1863 - 1933), um dos especialistas mais reputados no tratamento das anormalidades da visão binocular e de forias em geral. Ao longo de sua vida profissional elucidou problemas da motilidade ocular. Desenvolveu uma série de instrumentos que ainda hoje ainda são usados, como o prisma e a cruz de Maddoz. Sua filha Maria, foi a primeira Ortoptista da história.




BIELSCHOWSKY - Ver teste de Bielschowsky



AMSLER - Ver tela de Amsler



GOLDMANN - Ver perimetria manual ou perimetria de Goldman



BJERRUM - Ver escotoma de Bjerrum na perimetria



DUANE - Ver estrabismo

LEBER - Ver doença de Leber



MARCUS GUNN  - Ver Síndrome de Marcus Gunn



MARFAN - Ver Síndrome de Marfan



 SCHIRMER - Ver teste de Schirmer



SNELLEN - Ver tabelas de Snellen



SJOGREN - Ver Síndrome de Sjogen



STARGARDT - Ver doença de Stargardt



USHER - Ver Síndrome de Usher




RECONHECIMENTO DO CURSO DE ORTÓPTICA

Como as pessoas falam muito sem conhecimento de causa, sempre escuto o seguinte... Ortóptica?? isso existe?? Nunca ouvi falar....
Bom, o fato de eu não conhecer as pirâmides do Egito não fazem com que ela exista... então... para evitar falátórios estou postando a publicação oficial com o nº da portaria onde o MEC reconhece o curso de Ortóptica como um curso de nível superior. Aliás, o curso de Ortóptica foi reconhecido junto com o curso de Fonoaudiologia. Pra quem não conseguir ler, eu fiz uma cópia do texto no final.



PORTARIA Nº 159 DE 22 / 04 / 83
Reconhece o curso superior do Centro de Reabilitação do Rio de Janeiro 
O ministro de Estado de Educação e Cultura, usando da competência que lhe foi delegada pelo decreto nº 83,857, de 15 de agosto de 1979, e tendo em vista o parecer do Conselho Federal de Educação nº 111 / 83, de 15 de agosto de 1979, conforme consta no processo CFE nº 73 / 83, e 208.846 / 83, Ministério da Educação e cultura,
RESOLVE
Art. 1º - É concedido reconhecimento aos cursos de Fonoaudiologia e Ortóptica, ministrados pelo Centro de Reabilitação do Rio de Janeiro, mantidos pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.
Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas disposições em contrário.
ESTHER DE FIGUEIREDO FERRAZ
D.O.U. de 28 / 04 / 83 - seção 1 - p. 6.669


O ORTOPTISTA NO BRASIL

Sendo a ortóptica um ramo da Oftalmologia, o Ortoptista inicialmente era um profissional vinculado cujo trabalho era vinculado ao do Oftalmologista. portanto, o papel profissional dos primeiros Ortoptistas consistia na investigação, diagnóstico e tratamento das desordens da motilidade ocular (estrabismos) e desordens da visão monocular e binocular associadas.
Atualmente, este trabalho ainda faz parte da rotina do Ortoptista mas suas áreas de atuaçãoforam abrangendo-se ao longo dos 65 anos de ortóptica no Brasil e o Ortoptista ganhou autonomia de atendimento. 
Seus conhecimentos de oftalmologia e neurologia associados, tornaram este profissional competente para funções mais complexas da área clínica, reabilitacional,, educacional e de pesquisa.´Saiba o que esse profissional faz:

CLÍNICA:
- Testes ortópticos para detecção de desvios oculares
- Exercícios ortópticos para correção dos desvios
- Exercícios pleóticos para correção da percepção visual
- Contatologia (adaptação de lentes de contato para correção de ametropias, para fins estéticos, daltonismo, oclusão, etc)
- Exames complementares como: acuidade visual, campimetria manual, campimetria computadorizada, visão subnormal, teste de visão de cores, teste de sensibilidade ao contraste, teste de estereopsia, paquimetria, ceratometria, cartões de acuidade de Teller, adaptação de recursos ópticos, etc
- Tratamento e acompanhamento da ambliopia
- Tratamento da insificiência ou excesso de convergência bem como da insuficiência ou excesso de divergência
- Tratamento da insuficiência acomodativa
- Tratamento da baixa amplitude fusional
- Tratamento da diplopia

REABILITAÇÃO
- Adaptação de recursos ópticos e não ópticos para baixa visão
- Treinamento de recursos ópticos para baixa visão
- Treinamento de leitura em baixa visão
- Estimulação visual
- Adaptação de prisma de fresnell

EDUCAÇÃO
- Dificuldade de aprendizado por distúrbios visuais
- Dislexia visual
- Dificuldade de coordenação viso-motora
- Dificuldade estereoscópica


PROFILE OF THE PROFESSIONAL ROLE OF THE ORTHOPTIST
www.euro-orthoptics.com/english/engProfile.html  (23 - 11 - 2003)

Orthoptists are part of wider grouo of Care Professions.
The professional role of the orthoptisthas beem defined as investigating, diagnosing and treating disorders of ocular motility, monocular and binocular vision and associated disorders.
Today this is still true but the orthoptist requires knowledge of the full range of associated ophthalmic and neurological disorders in order to be competent to carry out their special professional duties not only within the context of the hospital and community eye care teams, but aiso in rehabilitation and. other medical and educational centers.
Orthoptists are mainly concerned with the diagnosis and treatment of squint and other disorders of monocular and binocular vision and eye movement.
There is a 3 - 8% incidence of squint and aüied conditions in the general population.  The incidence is much higher among the physically and mentally handicapped, and Orthoptists work closely with paediatricians in the assessment and care of the handicapped child, work which is both demanding and rewarding.
Although most patients are children, adults are referred in increasing numbers: the neurologist, neurosurgeon, physician and facial-maxillary surgeon etc. use the orthoptist's services to assist m the diagnosis of complex disorders of eye movement and visual field loss and to help, patients suffering from double vision. The orthoptist also plays a part in the rehabilitation of elderly patients with defects of monocular and binocular vision.
The scope of orthoptic work is widening.  Orthoptists carry out the vision screening of infants, children and of the elderly population group. They take an active part in rehabilitation, biometry, electro diagnostic procedures, fundus photography, fluorescein angiography, glaucoma management clinics (including tonometry and visual filed analysis) and other associated procedures.
Some orthoptics are employed as research workers.
Careful observation, accuracy and patience are essential in orthoptic work.  Patients often attend over long periods of time and the orthoptist must gain their confidence and co-operation in carrying out investigation and treatment.
An ability to communicate well is very necessary.


ESTIMULAÇÃO VISUAL E RISCO DE CONVULSÕES

Para evitar convulsões provocadas por estímulos luminosos durante a estimulação visual, é importante ter alguns cuidados nos atendimentos com luzes e brilhos. Se a criança está sendo medicada e está liberada pelo médico, pode-se trabalhadas com luzes mas somente quando necessário e seguindo as seguintes orientações:
- utilizar uma luz mais fraca e, no caso de lanternas, evitar trabalhar com pilhas novas.
- não realizar movimentos bruscos com a luz. 
- evitar altos contrastes.
- evitar trabalhar com luz em ambientes totalmente escuros.
- reduzir o tempo de trabalho com as luzes.
- procurar utilizar luz indireta.
- jamais utilizar a luz diretamente sobre os olhos.
- fazer intervalos maiores a cada exposição à luz.
- preferir luzes coloridas do que branca.


CONVERGÊNCIA E EFEITO PRISMÁTICO
www.oftalmo.com/ergo/ergo1998/04cap04.htm
18-10-2004

El efecto prismático generado por una lente de contacto corneal se debe unicamente al deslocamiento de la lente sobre la córnea, razón por la cual es muy recomendable que la lente de contacto sea estable. Aun así, pese a los desplazamientos, los efectos prismáticos son muy debiles.
El desplazamiento no suele exceder de un milimetro como maximo y, para el caso de una lente de -20 D, se produce un efecto de 2 D. Para los miopes fuertes este efecto suele ser vertical, ya que la lente es virtualmente aspirada por el párpado superior.
Por el contrário, los cristales de las gafaz están en principio centrados sobre las pupilas y no dan lugar a efectos prismaticos en la mirada para lejos. Durante la convergencia, las líneas de mirada pasan por puntos situados en el hemicampo nasal y sufren una desviación.
Un miope previsto de gafas se beneficia en la convergencia de los prismas de base interna que aminoran su amplitud de convergencia con relación al individuo emetrope. En cambio, ha de incrementar su amplitud de convergencia si utiliza lentes de contacto.
por razones inversas, un hipermetrope converge menos con las lentes de contacto que con sus gafas, ya que los cristales biconvexos introducen el efecto prismatico de base externa en la vision proxima.
Cuando no existe objeto observable, los ojos convergen a una distancia denominada "punto de reposo de la vergencia", la cual varia con angulo de la mirada. En la horizontal, el punto de reposo se encuentra a unos 114 cm.
En la mirada de 30 grados hacia arriba, se aleja hasta 135 cm y en la mirada 30 grados hacia abajo, se aproxima hasta 89 cm.



DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Segundo o Art 70 do Decreto 5.296 de 2004, é definido como:
- Cegueira a condição onde o indivíduo apresenta acuidade visual igual ou inferior a 0,05 no melhor olho com a melhor correção óptica.
- Baixa visão (o termo visão subnormal não é mais usado) condição em que o indivíduo apresenta acuidade visual entre 03 e 0,05 no melhor olho com a melhor correção óptica, casos nos quais a somatória da medida de campo visual em ambos os olhos igual ou inferior a 60 graus, ou ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.


CONFUSÃO VISUAL



AMBLIOPIA

A ambliopia é um distúrbio visual que pode ser detectado no consultório oftalmológico no momento em que o paciente lê a tabela de optotipos (letras projetadas à distância). Na ambliopia há uma diferença na leitura de duas ou mais linhas da tabela entre os dois olhos.
Apesar desta diferença, o olho pelo qual o paciente "enxerga menos" é considerado saudável. O problema está no processo do desenvolvimento visual que é composto de muitos fatores. Pode-se dizer, então, que o desenvolvimento sensorial do olho amblíope foi interrompido ou prejudicado em algum momento.
A ambliopia pode ser monocular (afetar um dos olhos) ou binocular (afetar os dois), podendo ser tratada com bastante sucesso quanto mais cedo for detectado o problema mas atualmente existem tratamentos bastante eficazes até para idades mais avançadas.
Para saber se seu filho ou aluno tem ambliopia, faça um teste simples. Peça para que ele tampe um dos olhos com a mão, sem apertar, e peça para que lei algo visível à distância com o olho descoberto. Depois repita o procedimento trocando o olho tampado. Isso pode ajudar bastante a detectar algum problema. Caso identifique algum problema ou tenha alguma dúvida, leve a criança imediatamente ao oftalmologista.



EXAMES DE ACUIDADE VISUAL

Em termos bem simples, o exame de acuidade visual determina o "quanto" uma pessoa enxerga. Os métodos mais utilizados são:

- REAÇÃO À OCLUSÃO - Usado em crianças de 0 a 3 anos ou mais velhas que não informam. Tampar um dos olhos e observar a reação. Embora seja um teste simples, que pode ser efetuado por qualquer pessoa e em qualquer lugar, não diz com precisão o quanto a criança enxerga, apenas se ela sente incômodo com um dos olhos tampado o que indicaria, teoricamente, que ela enxerga mais desse olho.

- E DE SNELLEN - Atualmente usa-se o E de Snellen. Usando em crianças de 3 a 5 anos, que informam mas não são alfabetizadas ainda. O teste é realizado a uma distância de 6 metros. Tampar o olho esquerdo para testagem e depois o direito. Mostrar os cartões com letras E em várias posições (viradas para cima, para baixo, esquerda e direita) um de cada vez. A acuidade visual será o último cartão informado com precisão. Teste simples de realizar mas que pode ser confuso se não for bem explicado pois nessa idade a criança não tem a lateralidade desenvolvida para discriminar visualmente as figuras. .Melhor se executado por alguém com experiência. 

- TESTE DAS FIGURAS OU PICTURE TEST - Usado em crianças não alfabetizadas. O teste é feito à distância de 6 metros. Tampar o olho esquerdo para testagem e depois o direito. A tabela apresentada contém desenhos familiares para as crianças que são mostrados do maior para o menor em cada linha.  Melhor se executado por alguém com experiência. Melhor se executado por uma pessoa experiente.

- SNELLEN TEST - Usado para crianças bem alfabetizadas e adultos. O teste é feito à distância de 6 metros. Tampar o olho esquerdo para testagem e depois o direito. A tabela apresentada contém letras diversas que são mostradas da maior para a menor e lidas linha por linha. Melhor se executado por uma pessoa experiente.



 O QUE É ORTÓPTICA?

Os olhos, órgãos responsáveis pela visão, captam os estímulos do ambiente e, através de processos biológicos, fisiológicos e nervosos, enviam ao cérebro a informação dos estímulos percebidos. Essa informação será processada e interpretada resultando na "visão" propriamente dita.
Porém, para que a interpretação da imagem vista seja perfeita, além de um olho saudável, que não apresente nenhuma patologia que impeça a pessoa de enxergar e correção de qualquer erro refrativo, ou seja, a pessoa deve estar usando óculos adequados ao seu problema, devemos levar em consideração dois importantes fatores:
1- Funcionamento sensorial: fatores inerentes à visão como percepção de cores, nitidez, contraste, discriminação de detalhes, constância da percepção, discriminação de formas, percepção simultânea, fusão de imagens, luminosidade e noção de profundidade.
2- Funcionamento motor: olhos perfeitos, em repouso, não apresentando nenhum desvio e em harmonia quando movimentam-se em qualquer direção.
A Ortóptica é a ciência que diagnostica e trata os distúrbios sensoriais e motores da visão binocular.
Consulte seu oftalmologista regularmente e peça um encaminhamento para uma avaliação ortóptica caso sinta qualquer um dos desconfortos visuais abaixo durante a leitura ou uso excessivo do computador.
- dor de cabeça
- embaçamento
- lacrimejamento
- necessidade de acompanhar o texto com o dedo ou régua
- enjoo
- tonteira
- sonolência
- perda de linha
- perda de compreensão do texto
- troca ou supressão de letras ou palavras na escrita ou leitura
- fotofobia (incômodo com a luz)
- incapacidade de escrever em linha reta na ausência de linhas
Com o passar dos anos, a Ortóptica ganhou mais espaço e passou a atuar não só nos transtornos motores e sensoriais mas também com:
- Exames compementares (campo visual, teste de sensibilidade ao contraste, teste de visão de cores, teste do olhar preferencial, etc)
- Adaptação de recursos para portadores de visão subnormal
- Contatologia
- Estimulação visual
- Na área educacional com dislexia visual e etc.
Entre outros.


VISÃO SUBNORMAL OU BAIXA VISÃO

Visão subnormal (VSN) ou Baixa visão (BV) é uma classificação dentro da escala de deficiência visual (DV).
Os portadores de cegueira são aqueles que apresentam perda visual total. porém, com os inúmeros tratamentos existentes a grande maioria dos pacientes com doenças oculares graves apenas perdem parcialmente a visão. À essa condição chamaos de VSN, problema que não pode ser solucionado com uso de óculos convencionais, lentes de contato ou intra-oculares, cirurgia ou medicamentos.
A pessoa com VSN apresenta dificuldade de leitura, locomoção, adaptação social, problemas sociais, psicológicos e laborativos. Os bebês e crianças apresentam problemas ainda maiores pois a falta de visão afeta o desenvolvimento global. portanto, é importante que essa pessoa seja avaliada e acompanhada, além do oftalmologista, por um profissional da área da reabilitação. As crianças devem estar inseridas num programa de estimulação precoce e adaptação escolar.
Dentre os atendimentos ao portador de VSN estão:
- orientação e mobilidade (OM)
- informática adaptada
- treinamento em leitura
- estimulação visual
- técnicas de atividade da vida diária (AVD)
- adaptação de recursos ópticos e não ópticos

EVOLUÇÃO DA VISÃO DO BEBÊ

Com 01 mês:                                    Com 02 meses:
                      

Com 03 meses:                Com 06 meses:                Com 01 ano:
         


ESTIMULAÇÃO VISUAL

A estimulação visual é muito importante para os bebês portadores de patologias que levam à perda visual. A estimulação é uma corrida contra o tempo pois a maturação do sistema visual se completa por volta dos 7 anos. Veja o que o bebê pode fazer com cada idade e o que deve ser feito para ajudar a desenvolver sua visão além, é claro, do acompanhamento adequado com profissional especializado para melhores orientações:

Idade visual - de 01 a 03 meses:
- Foco, fixação, seguimento e convergência.
- Estimulação: luzes coloridas, figuras simples, objeto em movimento e próximos.
- Aprendizado: Discriminar faces e cores.

Idade visual - 03 a 07 meses:
- Movimentos oculares mais suaves, exploração, acuidade mais fina, alternância de olhar, coordenação mão-olho. Essas habilidades visuais serão as mesmas por toda a vida, apenas ficará cada vez melhor e mais controlada.
- Estimulação: Alcançar objetos pequenos, mudanças na expressão facial, objetos distantes e suspensos, rostos em fotografias, imitar ações.
- Aprendizado: Reproduzir fisionomias, antecipar ações, selecionar caras, localizar objetos, distinção, manipulação, imitação e alcance do que olha.

Idade visual - 08 a 12 meses:
- Estimulação: pintura com as mãos, jogos de busca e esconder.
- Aprendizado: fazer riscos, procurar, jogar, dar coisas a outras pessoas.

Idade visual - 01 a 02 anos:
- Estimulação: uso de muitos objetos e livros com desenhos.
- Aprendizado: usar objetos, emparelhar, empilhar cubos, desenhar garatujas, reproduzir ações.

Idade visual - 02 a 04 anos:
- Estimulação: formas geométricas e cores, puzzles de formas simples, lápis, desenhos de formas, revistas.
- Aprendizado: emparelhar formas e cores, emparelhar formas e lugar, desenhar círculos, associar forma ao desenho, identificar coisas por nome.

Idade visual 05 a 07 anos:
- Estimulação: desenhos de ações, cenas complexas, formas abstratas, letras e palavras, livros de diferentes tipos, jogos de palavras.
- Aprendizado: sequências, localizar objetos no espaço, cópia, associação com desenhos, nomear letras, perceber semelhanças, emparelhar palavras, escrever letras e palavras de todo tipo.


DISLEXIA DE LEITURA

Dificuldade relacionada à manutenção da atenção, compreensão, memorização e à atividade ocular durante a leitura, levando à um deficit de aprendizado.
A dislexia de leitura afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual.
Devido ao esforço desprendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade de cognição e a memorização, produzindo cansaço, inversões, trocas de palavras e perda de linha no texto, desfocamento, sonolência, distúrbios visuais, dores de cabeça, irritabilidade, enjoo, distração e fotofobia, após um intervalo relativamente curto na leitura.
Embora a causa da dislexia esteja relacionada às alterações neurológicas no processamento centrar, problemas oculares contribuem significativamente para os sintomas da dislexia. Estima-se que 85% de todo o aprendizado dependa das informações recebidas através do sistema visual.
A avaliação oftalmológica dos pacientes disléxicos deve ser dinâmica, considerando a atividade ocular durante a leitura e o esforço contínuo de foco para longe, perto e distâncias intermediárias, fluxo de informações e a percepção e cognição cerebral.
Este fluxo deve se processar de maneira contínua através de movimentos sacádicos e fixações que refletem o estilo de leitura de cada pessoa e que independem, até certo ponto, da dificuldade do texto. O estilo de leitura é caracterizado através do DPLC - diagnóstico padrão de leitura e congnição. Por meio deste, a eficiência de leitura, aprendizado e memorização são obtidos antes e após o uso dos filtros seletivos.
Se você se identificou com o texto, já fez seus exames oftalmológicos e estão normais, procure um ortoptista qualificado e credenciado para realizar uma testagem.


TAMPÃO OU OCLUSOR

O uso do tampão é recomendado em casos de ambliopia, diplopia e estrabismos e seu uso deve ser prescrito por um oftalmologista ou ortoptista, profissionais com conhecimento do funcionamento visual.

O tampão, ao contrário do que se imagina, não é prescrito para melhorar o olho desviado e sim, para estimular o "pior" olho a se desenvolver visualmente, uma vez que o "melhor" olho estará ocluído.
Nós profissionais sabemos a dificuldade que algumas mães enfrentam para colocar o oclusor em seu filho mas, apesar disso, não desistam porque é muito importante seu uso.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar aos pais quando iniciarem o tratamento:
- converse com seu filho abertamente, ele é uma criança mas entende perfeitamente. Diga que é um tratamento médico assim como tomar um remédio ou colocar um gesso. É preciso fazer para que melhore.
- no caso de bebês, ajuda bastante colocar o tampão enquanto está dormindo, uns minutos antes de acordar pois o bebê não percebe que foi colocado.
- explique ao seu filho a importância de uma visão perfeita, que sem ela ele pode ter uma vida limitada e não poderá fazer coisas que gostaria como dirigir, ser militar, jogar futebol, etc.
- faça uso de oclusores coloridos, interessantes, com desenhos ou que podem ser combinados com a roupa no caso das meninas para despertar o interesse.
- dependendo do número de horas que esteja indicado o uso, procure fazer a oclusão num momento em que a criança esteja em casa. Por exemplo, foram prescritas 04 horas de uso diário então se a criança estuda de manhã, faça a oclusão à tarde, na hora em que esteja fazendo o dever de casa ou no computador. Assim, evita-se que a criança sofra bullying na escola e não queira mais usar.
O tampão deve ser colocado de forma a não passar nenhuma luz pelos lados (vide fotos). Existem várias marcas, modelos e materiais disponíveis no mercado. Nas fotos abaixo você pode ver uma novidade no mercado para as crianças que, além do tampão, fazem uso de óculos.


 

 

 


EFEITO TROXIER

Esse fenômeno é um alívio temporário da percepção visual, produzido ao fixarmos o olhar num ponto estático do campo visual. Com a fixação prolongada, toda e qualquer coisa no campo visual periférico tende a desaparecer após alguns segundos e reaparecer imediatamente caso haja movimento ocular. A explicação desse fenômeno é atribuída ao córtex cerebral.
É um fenômeno que está constantemente  presente em crianças que apresentam déficits de atenção, transtornos de aprendizagem e até durante as fases iniciais do desenvolvimento visual de algumas crianças com déficits visuais.

INDICAÇÃO E CONTRA INDICAÇÃO DE USO DE LENTES DE CONTATO 

Atualmente existem lindas armações com cores e modelos variados para quem necessita usar óculos. Isso não é mais um sofrimento como era antigamente. Porém, para muitos, usar óculos é sinônimo de restrição, principalmente para aqueles que praticam esportes.
Muitas pessoas preferem usar lentes de contato por diferentes razões: mulheres que não conseguem se maquiar ou que se acham mais bonita sem os óculos, adolescentes que não querem ser alvo de piadas, como disse antes, pessoas que praticam esportes, pessoas que tem um grau muito alto e usam lentes grossas que marcam o nariz, etc.
Porém, assim como há pessoas que não apresentam nenhum problema, existem várias situações em que o uso das lentes pode ser contra-indicado como por exemplo, pessoas com olho seco, úlceras de córnea, glaucoma e etc. É importante ter em mente que nem todos podem usá-las e nem todo tipo de lente serve para todos.
Antes de iniciar o uso das lentes é fundamental fazer uma avaliação com um oftalmologista, ortoptista ou contatólogo que são profissionais aptos a diagnosticar sinais e sintomas que contra-indiquem o uso das lentes, ou então, indicará com segurança o tipo mais adequado ao seu caso.
Atualmente encontram-se disponíveis no mercado as lentes hidrofílicas, que são mais confortáveis, e as rígidas gás-permeáveis (RGP), que são mais fisiológicas e causam menos complicações, o que possibilita melhor qualidade de visão.
Houve também um grande avanço na tecnologia das lentes hidrofílicas especiais para correção do astigmatismo (lentes hidrofílicas tóricas) e da presbiopia (lentes bifocais e multifocais).
Então, se você optar por usar lentes de contato, faça uma consulta oftalmológica completa e, com seu próprio médico ou outro profissional indicado por ele, conheça as vantagens e desvantagens de usá-las e se isso interferiria ou seria adequado ao seu estilo de vida e sua personalidade. Lentes requerem limpeza, cuidado e manutenção. Pense bem na relação custo benefício antes de comprar, não se empolgue! Se informe!

EXAME DE CAMPO VISUAL MANUAL OU COMPUTADORIZADO?

O exame de campo visual manual (Perimetria de Goldman) ou computadorizado tem a mesma finalidade, porém, indicações diferenciadas.
Na prática oftalmológica, esse exame é essencial no diagnóstico e acompanhamento de certas patologias como glaucoma por exemplo. Por ser um exame cansativo e requerer ajustes de acordo com sua indicação, deve ser realizado por profissional experiente e qualificado: oftalmologista ou ortoptista.
Muitos erros podem ocorrer por imperícia de quem realiza o exame, levando a um falso diagnóstico. Pacientes com ametropias devem utilizar correção óptica que propicie a melhor acuidade visual para que haja percepção retiniana adequada dos estímulos luminosos. Lentes inadequadas acarretam perda de sensibilidade central no exame. Outro erro comum são:
- o posicionamento inadequado do paciente e a falta de instruções para que o paciente tenha perfeito entendimento do exame que geram excesso de perdas de fixação;
- não emprego da estratégia e coloração do estímulo adequados à pesquisa de determinada patologia (ex: lúpus = estímulo vermelho e pesquisa de 10 graus)
Já há alguns anos há uma preferência pela campimetria computadorizada não só por parte dos médicos mas também dos pacientes que acreditam que os aparelhos modernos são melhores e mais precisos. porém sabemos que isso não é verdade. Ninguém deixaria de fazer uma retinoscopia, por exemplo, pelo simples fato do paciente já ter sido avaliado no auto-refrator.
Embora um pouco esquecida, a campimetria manual é muito mais completa do que a computadorizada pois faz pesquisa central e periférica total enquanto a outra pesquisa no máximo 60 graus periféricos. Além disso, o aparelho tem baixo custo de manutenção e aquisição e é importante para:
- diagnóstico diferencial de glaucoma
- acompanhamento de patologias neurológicas como tumores de hipófise
- insubstituível no exame do DETRAN
- indicado em casos pré-cirúrgicos de catarata para avaliação da percepção da sensibilidade central em relação à periférica e pós cirúrgica para avaliação da melhora da sensibilidade global
- indicado nos casos de visão subnormal
- indicado para pacientes amblíopes e com nistagmo onde o movimento excessivo dos olhos e a baixa acuidade visual provocaria perdas de fixação em excesso na campimetria computadorizada
- pode ser feito em crianças enquanto que na computadorizada a confiabilidade do exame seria baixa
Porém, apesar das inúmeras vantagens apontadas, a campimetria manual está aos poucos desaparecendo pois os aparelhos são antigos e é muito difícil achar peças de reposição. Fora isso, não há mais aparelhos a venda no mercado nem profissionais especializados para consertar ou ortoptistas para operar.
A campimetria computadorizada apresenta duas vantagens em relação à outra. É um exame mais rápido e mais fácil de encontrar.

Aparelho de campo visual computadorizado e manual ou de Goldman


                           


MIOPIA

Em termos bem simples, miopia é a dificuldade de ver "para longe", necessitando correção e uso de óculos. Para entender melhor como é a visão dos míopes veja a foto abaixo:


PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA

É a redução natural e gradual da visão para perto que acontece a todos  por volta dos 40 anos. A fadiga ocorre igual tanto para pessoas que nunca usaram óculos quanto para os míopes, astigmatas e hipermétropes.  As principais características da presbiopia são:
- afastar o jornal, livro e etc para ler melhor.
- necessitar de mais iluminação.
- não conseguir ler textos com letras pequenas.

A ESTRUTURA DO GLOBO OCULAR E SUAS FUNÇÕES


As diversas estruturas do olho humano servem para:

- manter a forma e movimentar o globo ocular
- conduzir a luz aos fotorreceptores
- focalizar a imagem dos objetos sobre os fotorreceptores
- nutrir, lubrificar e proteger o olho
- reduzir o ofuscamento
- adaptar o olho às diferentes condições de luminosidade
- conduzir as informações visuais ao sistema nervoso central
- processar informações visuais


São elas:
Esclera - membrana branca e rígida que dá forma ao olho e cobre 5/6 de sua superfície externa. É onde se inserem os músculos responsáveis pelos movimentos do globo ocular. Os músculos extrínsecos são seis: oblíquos inferior e superior, retos superior e inferior e retos lateral e medial.
Coróide - membrana que reveste internamente a esclera. Muito vascularizada, contém um determinado pigmento negro que serve para absorver o excesso de luz e dar opacidade ao globo ocular.
Córnea - parte anterior do olho contínua à esclera. É transparente à luz, ocupa 1/6 do globo ocular e tem um papel importante na formação da imagem na retina por ser uma lente convergente de alto poder refrativo.
Íris - membrana opaca de cores distintas em cada pessoa, localizada à frente do cristalino. Funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica pois modifica seu diâmetro para ajustar a quantidade de luz que entra no olho. Forma assim um orifício no seu centro conhecido como pupila. Quando o diâmetro da pupila está aumentado diz-se que está em midríase. Isso acontece quando há falta ou diminuição da luz ambiental. Quando seu diâmetro está aumentado, diz-se que está em miose pela presença de excesso de luz ou claridade.
Cristalino - lente transparente, biconvexa, elástica que complementa a formação da imagem na retina também por ser uma lente convergente de alto poder refrativo. Localizado atrás da íris, é responsável pela acomodação visual. A opacidade do cristalino é a chamada catarata. Cirurgicamente remove-se essa lente e implanta-se uma outra artificial.
Humor aquoso - líquido localizado entre a córnea e o cristalino. Determina a pressão intra-ocular . O aumento dessa pressão pode levar ao glaucoma que dificulta a irrigação da retina e pode levar à cegueira por destruição das células sensoriais.
humor vítreo - massa gelatinosa e transparente localizada entre o cristalino e a retina. Tem pequeno poder refrativo e funciona como preenchimento do globo ocular.
Retina - membrana muito fina e transparente, sensível, onde são formadas as imagens. É constituída de 11 camadas destacando-se a que contém as células fotorreceptoras.
Fotorreceptores - chamados de cones e bastonetes, são células dotadas de substâncias fotodinâmicas que transformam a energia luminosa em estímulos bio-elétricos.
Cones - células nervosas localizadas na mácula, região que corresponde a 30 grais centrais da retina. São responsáveis pela visão mais fina de detalhes, detecção de luz e cores. Funcionam sob condições de grande intensidade luminosa (visão fotópica). O centro da mácula é chamada fóvea e possui grande acuidade visual fazendo com que as imagens se projetem com nitidez.
Bastonetes - células nervosas localizadas essencialmente na periferia da retina, responsáveis pela visão periférica. Funcionam sob condições de baixa intensidade luminosa (visão escotópica) e, portanto, discriminam apenas a sensação de claro e escuro.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog,bem explicativo,mas pouco se falou da síndrome de Marcus gunn,meu maior interesse.

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  2. Muito interessante a consulta nesse blog.
    Bom seria a possibilidade de divulgação para as diferentes disciplinas de estudos nas áreas da neuroeducacão.
    Esse meu fator de interesse na pesquisa e leitura.
    pedfono@bol.com.br

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