VISITANTES

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vinho tinto e saúde ocular

Pesquisadores descobriram, que uma substância encontrada nas uvas e outras frutas pode proteger os vasos sanguíneos do olho, que está sendo danificado pela idade avançada. É eficaz, porque o composto conhecido como resveratrol, impede que os vasos sangüíneos sejam danificados.
A substância, que vem sendo associada ao anti-envelhecimento e proteção contra o câncer, acredita-se também poder proteger contra a angiogênese anormal – a má formação ou mutação nos vasos sanguíneos. Esta condição está ligada ao câncer, doenças cardíacas e doenças oculares, e a degeneração macular está relacionada ao avanço na idade.
O resveratrol é um composto natural que é produzido em uma variedade de plantas para evitar infecções bacterianas e fúngicas. Pode ser encontrado em níveis particularmente altos na pele da uva (e conseqüentemente no vinho tinto), e em níveis mais baixos de mirtilo, amendoim e outras plantas. Vários estudos têm demonstrado que o resveratrol pode diminuir os efeitos do envelhecimento e agir como um agente anti-câncer. 
O vinho tinto também tem recebido muita atenção por seus supostos benefícios à saúde. Em paralelo, o consumo moderado de vinho tem sido associado a uma incidência reduzida de doenças cardiovasculares – o chamado paradoxo francês.
Apesar da dieta rica em manteiga, queijo e outras gorduras saturadas, os franceses têm uma incidência relativamente baixa de doenças cardiovasculares, que alguns têm atribuído ao consumo regular de vinho tinto.
Este estudo publicado no The American Journal of Pathology, mostra por que isso funciona. 
Por  Richard Alleyne, Science Correspondent

Nenhum comentário:

Postar um comentário