VISITANTES

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Abordagem ao surdocego

RELACIONAMENTO COM PESSOAS SURDO-CEGAS ("Autonomia sin ver ni oír"  - Donna Sauerburger - American Foundation for the Blind)

- Para abordar uma pessoa surdo-cega entre em contato com ela tocando sua mão, braço ou ombro, evitando assim que se assuste. Empregue um toque suave. Para que a pessoa localize você com mais facilidade, em lugar de tocá-la e logo retirar a mão, mantenha o contato até que ela responda.

- Se necessitar mostrar algo, faça com que ela saiba o que está fazendo. Uma maneira é colocar a mão da pessoa surdo-cega e movê-la sobre o objeto desejado, de modo que a pessoa se dê conta da direção para onde está seguindo sua mão.

- Identifique-se sempre que chegar. Será mais fácil identificar-se utilizando um sinal ou signo que a pessoa surdo-cega reconheça com facilidade. Não peça para ela adivinhar quem é você. Essa atitude é irritante e grosseira. Mesmo que a pessoa surdo-cega o conheça, não significa que o reconhecerá em outras oportunidades ou situações.

- De um modo geral as pessoas se sentem reticentes em interromper o que a pessoa surdo-cega está fazendo para anunciar sua chegada. Sem dúvida as pessoas surdo-cegas acabarão sentido-se enganadas se não forem informadas da sua presença. Assim, se ocorre encontrarem-se com frequência, combine um sinal de saudação, o que permitirá que a pessoa surdo-cega o identifique sem que seja interrompida em sua atividade.

- Comunique-se diretamente com a pessoa surdo-cega. Se ela está acompanhada de alguém quando você se aproxima, dirija-se à pessoa surdo-cega diretamente. Não faça comentários através de outra pessoa. Empregue um meio de comunicação que ambos compreendam ou pergunte se alguém pode servir-lhe de intérprete.

Quando estiver falando com uma pessoa com campo visual reduzido (não totalmente cega), não se mova para os lados continuamente. Se a pessoa está tentando segui-lo ou ver suas mãos sinalizando e você se move rapidamente ou se vira, ela o perderá. Se a pessoa não o encontrar, toque seu braço ou mão para que possa localizá-lo.

Não interprete a voz normal da fala da pessoa surdo-cega como uma mostra de emoção. Algumas pessoas concluem, inadvertidamente, a partir de inflexões faciais das pessoas surdo-cegas, que estas estão agitadas ou perturbadas. É importante saber que aquela inflexão pode ser a habitual da fala da pessoa e a eloquência dos gestos apenas implica numa expressão intensa e dinâmica.

Seja sincero quando não entender algo. Ao comunicar-se com pessoas surdo-cegas, não finja que está entendendo se não está. Sua sinceridade será mais apreciada do que sua amabilidade. De outro modo, dê oportunidade à pessoa de manifestar-se caso ela não tenha entendido você. Evite perguntar continuamente "entendeu?".

- Para guiar a pessoa surdo-cega ofereça seu braço para que a pessoa o segure enquanto caminham. Esta técnica lhe permite manter o controle ao contrário do que ocorre ao ser manobrado por um guia que lhe agarra o braço e o empurra.

- Permita ao surdo-cego saber o que ocorre ao seu redor. Quando a pessoa surdo-cega chegar a um local, descreva-lhe o ambiente e as pessoas presentes. Quando você sair, avise que vai se retirar. Se for guiar uma pessoa surdo-cega, descreva o ambiente em que se encontra, antes do início da atividade.

- Não puxe ou empurre a pessoa surdo-cega. Se ela está no meio do caminho ou bloqueando a passagem, peça-lhe que se afaste, empregando um sinal para onde deverá deslocar-se.

Evite comunicar-se com a pessoa surdocega quando estiver comendo. Ela terá que limpar frequentemente as mãos para colocá-la sobre a sua para receber a mensagem. Se precisar lhe dizer algo, faça-o de maneira resumida, com o dedo, desenhando letras sobre seu braço ou costas.

- Evite colocar a mão da pessoa surdo-cega diretamente sobre objetos desconhecidos. Para ajudar a pessoa a encontrar, por exemplo, o corrimão da escada, o espaldar da cadeira ou o trinco da porta, diga a ela que você vai colocar sua mãe sobre o objeto enquanto a mão dela está sobre a sua. Não empurre a mãe da pessoa surdo-cega até um objeto estranho sem avisá-la.

- Quando for visitar uma pessoa surdo-cega informe-se antes como ela saberá que você chegou. Seja pontual, geralmente a pessoa deixa a porta entreaberta, espera do lado de fora ou verifica continuamente se você já chegou. Para anunciar sua chegada, aproxime-se com passo firme, de maneira que a pessoa possa notar a vibração do chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário