VISITANTES

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como proceder com um deficiente visual

Diante de uma pessoa com deficiência visual certifique-se que ela realmente precisa de ajuda pois muitos já conhecem o caminho e/ou o local onde se encontra. Se a pessoa tem dificuldades, acerque-se, identifique-se, faça-a perceber que está falando com ela e ofereça sua colaboração. Nunca ajude um deficiente visual sem ter sido autorizado pois é necessário saber que tipo de ajuda específica a pessoa precisa.
Para guiar um deficiente visual ofereça seu braço, de preferência deixe-o segurar em seu cotovelo ou ombro. Não esqueça de avisar antes de passar quando surgirem degraus, desníveis grandes no piso ou obstáculos. Oriente-o durante todo o trajeto.
Ao passar por lugares estreitos, recolha seu braço para trás para que ele possa segui-lo. Ao dirigi-lo para uma cadeira, coloque a mão dele no encosto da mesma e deixe que ele próprio encontrará o assento.
Ao indicar-lhe direções seja mais claro possível, de preferência indique as distâncias em metros ou passos (ex: o ponto de ônibus está a 5 metros na sua frente).
Algumas pessoas tendem a falar mais alto quando se dirigem ao deficiente visual, esquecendo que o problema dele não é auditivo. Converse normalmente como se estivesse falando com qualquer outra pessoa pois o som alto pode tirar dele a oportunidade de observar outras pistas sonoras importantes para sua localização.
Se ele estiver sendo guiado por um cão, evite distrair o animal pois ele está desempenhando uma função para a qual foi treinado. Se o cão estiver sem a guia, aí sim, você poderá brincar com ele.
Não exite em usar palavras como "VER" ou "OLHAR", As pessoas cegas as usam com naturalidade (ex: você viu a novela ontem?).
Caso necessite se afastar da pessoa com deficiência visual, não esqueça de avisá-la antes pois ao perceber que estava falando sozinha a pessoa, com certeza, vai se sentir mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário